sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Unicórnios


Ao que tudo indica os Unicórnios são seres naturais da Índia, tendo migrado para as terras da Pérsia, Escócia, Inglaterra e Itália. Acredita-se que esses seres já habitaram(ou ainda habitam) o Brasil nas Matas da Serra do Mar e na Chapada dos Guimarães.
Dizia Plínio(um naturalista romano) que o unicórnio não se deixa apanhar vivo, com exceção por uma jovem meiga.
Muitos autores descrevem este ser como um cavalo com um chifre(ou corno) prateado, e com o pelo com tons azuis.
Embora não seja feroz sua chifrada pode matar um tigre ou um urso.
Animal herbívoro, ele se alimenta basicamente de capim-manteiga, alface, erva-doce e cenoura. Dentre as frutas gosta de pêssego que conheceu na sua migração até a Pérsia, de manga e de caju. Quando está enjoado ou indigestão, mastiga pétalas de rosas.
Geralmente acordam e almoçam cedo e gosta muito de brinca com as borboletas e pássaros.



Quero desejar feliz aniversário a minha amiga Ana Ruth...

Homenagem

Eu não podia deixar de homenagear uma grande amiga... Biaa....
Sem a influencia dela nunca pensaria em fazer este blog, ela me deu a idéia de fazer um Flog, mas eu quis um pouquinho a mais, e ai pensei em fazer este blog, nada contra flog's, mas eu preferi fazer um blog.

Para quem gosta de Crepúsculo eu faço questão de indicar o flog dela:
http://www.flogao.com.br/eternaltwilight

esse vale a pena ver...


Aproveitando a oportunidade me desculpo por não ter postado anteriormente, é que além de ter tido prova na escola fique doente, me desculpem.

ainda hoje eu posto mais.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Lobisomem

O lobisomem é um Ser Místico assustador, como o próprio nome indica é meio lobo, meio homem.
Segundo a lenda, quando não está "transformado" aparenta ser um homem magro(porem forte), alto, de pele macilenta, com um olhar melancólico.
Normalmente calmo, de uma hora para outra pode se tornar irritadiço.
Durante a transformação em lobisomem, adquire características de lobo. Torna-se então perigoso para os outros animais, sobretudo ao homem.

O primeiro registro de lobisomem na historia está nas escrituras da Bíblia no livro de Daniel de onde os sintomas exibidos pelo rei Nabuconoso assemelha-se ao de lobisomem por quase quatro anos.

É difícil saber de onde o Lobisomem é originário.
Um dos maiores estudiosos dos seres fantásticos do Brasil, o folclorista Câmara Cascudo, afirma se um ser universal. E em cada país recebe um nome diferente: licantropo (na Grécia), Versiopélio (em Roma), Volkdlack (nos países eslavos), Obototen (na Rússia), Hamramr (nos países nórticos), loup-garou (na França)...

De acordo com a lenda o individuo pode se transformar por diversos motivos, sem dúvida o mais famoso é ser mordido por um lobisomem.


Gente, do jeito que as coisas estão indo não sei se vai dar pra postar duas vezes ao dia...

A Fênix



Osíris era um dos principais deuses egípcios, casado com a deusa Ísis. Sob a forma humana de um faraó governou o seu povo, o tirando da ignorância e da pobreza em que vivia. Admirado por deuses e por homens, acabou despertando a inveja de seu irmão, Set, que lhe armou uma cilada e o matou. Seu corpo foi atirado no Rio Nilo. Mas Ísis o recuperou e com suas lágrimas e magia, fez com que ele despertasse novamente para vida, ressuscitasse. Para os egípcios Osíris passou a ser um deus do renascimento.

A fênix era uma misteriosa ave tida como "bichinho de estimação" de Osíris. Simbolizando o renascimento. Era descrita pelos egípcios como uma lavandisca amarela ou uma garça com plumas longas na cabeça.
Ela foi descrita pelo historiador grego Heródoto assim:
"seu volume e figura são muito parecidos com os da águia, e suas penas em partes douradas, e em parte carmesim"
. Seus olhos tem um brilho intenso. a estranha ave vivia séculos e, quando senti a morte se aproximar prepara um ninho com ervas aromáticas, senta-se no ninho e arde em chamas. Uma vez incendiada transforma-se em cinzas, e de suas cinzas nasce outra Fênix. Como Osíris, ela renasce, ainda que em um novo corpo. Sua alma é imortal.
Os chinêses descrevem uma ave semelhante, de cores exuberantes. No brasil a uma ave que é considerada uma espécie de Fênix, ainda que seja muito rara: a arara cor-de-maravilha. Sua presença já foi registrada em Canelas, no Rio grande do Sul, em Umuarama, no Paraná, em cavernas de Goiás e nas matas do Pára.

Ps: Esse poste equivale ao o de ontem anoite, porque não deu para eu postar...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dragões


Dentre o Seres Místicos um dos mais conhecidos é o Dragão.
O Dragão é um ser imaginário originário da China(A imagem aqui presente é de um Dragão Chinês), mais especificamente de um vale próximo ao Rio Amarelo. Dai se espalhou por diversas regiões da Ásia, como Mongólia, Birmânia, Afeganistão, Laos e Tailândia. Após isso, foi para o Japão, Rússia e o Monte Líbano. Mais tarde, durante a Idade Media, um raça de Dragão malhado começou a aparecer na Europa. Atualmente habitam somente os Andes, na Patagônia e no Brasil(Nas grutas de Máquine, em MG).
Geralmente é imaginado com a cabeça de cavalo, cauda de serpente, asas laterais e quatro garras, cada uma dotada de quatro unhas.
Animal essencialmente carnívoro(Porem não gosta tanto de carne humana).
Respeita muito os camponeses, as caravanas do deserto, e os monges(de todas as religiões que possuem).
Como diria Confúcio:
"Os pássaros podem ser atingidos por uma flecha; os peixes podem ser presos pelas redes; os tigres que correm, por uma armadilha. Mas nada detém o Dragão, um animal supremo, capaz de voar, correr e nadar."



Tentarei todo dia postar duas vezes, uma vez na tarde e uma vez da noite, não sei se conseguirei todos os dias, mas tentarei...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bestiários


Como ainda tenho tempo irei logo começar a ensinar um pouco do conhecimento que eu tenho sobre Seres em geral.
Como dito na ultima(primeira) postagem, explicarei o que viria a ser um bestiário. Cumprindo assim a minha palavra falaremos primeiramente sobre isso.

Bestiários são livros que registram animais(Bestas). Nesses livros eles eram classificados e descritos, sendo eles fantásticos ou reais. Nos bestiários encontramos desde cavalos e elefantes até fênix e dragões.
A literatura mística faz os seus bestiários a partir de mitos e lendas tradicionais, colocando assim Bruxas, Fadas, Gnomos, Ninfas e outros seres.

Como exemplo de bestiário brasileiro temos o livro "Como nasceram as estrelas-doze lendas brasileiras" de Clarice Lispecto. E um dos mais famosos (que nomeia o blog) é o bestiário argentino "O livro dos seres imaginários", dos escritores Jorge Luis Borges e Margarita Guerrero. Dentre um dos meus favoritos (Com exceção o Livro dos seres imaginários) está o "Os incrives seres fantásticos" de Samir Meserani.

Apresentação

Olá a todos o leitores,
Criei este blog para aprendermos mais um pouco sobre Seres Místicos(Fantásticos).
Ao longo do tempo sempre estarei postando varias informações sobre esses "Seres".
O nome do blog foi uma homenagem ao mais famoso bestiário, "O livro dos seres imaginários - Jorge Luis Borges e Margarita Guerroro" (com o tempo explico o que vem a ser um bestiário).
Espero que todos gostem da idéia...
Mandem sugestões ou dúvidas para o e-mail: imaginariosblog@yahoo.com.br

Boa Noite...